A Sé de Santarém é a igreja principal da diocese criada há cinquenta anos. Em 2025, a Diocese celebra o seu Jubileu de 50 anos, com várias iniciativas pastorais e culturais. O bispo destacou a missão de “tornar Deus mais próximo de todos” como eixo central da celebração
A Sé de Santarém – Igreja do Seminário / Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas é uma joia arquitetónica e espiritual no coração da cidade de Santarém.
- Construída entre 1672 e 1711, sobre as ruínas do antigo Paço Real da Alcáçova Nova.
- Originalmente um templo jesuíta, foi transformada em Sé Catedral em 1975 com a criação da Diocese de Santarém.
- A fachada é de estilo maneirista, enquanto o interior revela um exuberante barroco, com mármores ornamentais, talha dourada e tetos pintados com cenas religiosas e simbologia jesuíta.
- Capela-mor com pintura da Assunção da Virgem Maria, inspirada em Andrea Pozzo.
- Capelas laterais dedicadas a santos e devoções marianas, com destaque para a de Nossa Senhora da Boa Morte, em mármore de Carrara.
»»»


