A Banda de Golães em Fafe, oficialmente conhecida como Sociedade Artística Musical Fafense, é uma das mais antigas filarmónicas de Portugal, com origens que remontam a 1770.
Fundada por dois irmãos sacerdotes de apelido Coelho de Barros — conhecidos como os “Padres de Pequite” — a banda começou por animar romarias locais e rapidamente se tornou uma referência cultural em Fafe.
Ao longo dos séculos, a Banda de Golães passou por momentos marcantes: em 1895, foi escolhida para representar a jovem corporação dos Bombeiros Voluntários de Fafe, mantendo a sua autonomia administrativa. Em 2002, lançou o seu primeiro CD, e também criou uma escola de música que deu origem à sua Orquestra Juvenil.
Hoje, sob a direção musical do maestro Filipe Fonseca, continua a encantar com interpretações de obras clássicas e contemporâneas.
»»»


