back to top
Terça-feira, Abril 22, 2025

Novidades

Notícias Relacionadas

O Moinho Gigante de Alburrica

O Moinho Gigante de Alburrica fica na convergência do rio Coina com o Tejo onde formou uma pequena península frente à cidade do Barreiro.

Está assim na praia fluvial acompanhado de outros dois, sendo este maior que eles e, além disso, com um aspeto diferente dado que é semelhante aos moinhos holandeses.

Conforme nos relata David Jorde, em frente à cidade do Barreiro na convergência do “Rio Coina” com o Rio Tejo formou-se uma pequena península que deu origem à praia fluvial de Alburrica, e aqui podemos descobrir os Moinhos de Alburrica, símbolos da cidade do Barreiro que refletem os conhecimentos do Sec. XVIII, génese da tecnologia de ponta da atualidade.

Moinhos de vento desde 1852

Segundo alguns estudiosos estes moinhos de vento, que foram construídos em 1852, e tiveram um papel de destaque no que diz respeito à actividade comercial do Concelho, mas não foram os únicos!

Desde o século XV que se sabe da existência de outros moinhos de maré nesta zona de Portugal, cuja produção de farinha era muito importante para os habitantes locais.

O Moinho Gigante de Alburrica

Alem deste que responde pelo nome de moinho de vento Gigante, talvez pela sua dimensão em altura e tipologia holandesa (tendo sido desactivado em 1919), encontramos outros dois, o moinho de vento Nascente e o moinho de vento Poente.

Estes de arquitetura típica dos vários moinhos de vento encontrados ao longo de território nacional, possuem torre cilíndrica de dois pisos, cobertura móvel e duas mós. Tendo sido desativados em 1950.

Pela sua importância histórica para o Barreiro e também pelo seu simbolismo, a Câmara Municipal do Barreiro adquiriu-os, tendo executado um brilhante trabalho de restauro e requalificação dos mesmos e das áreas envolventes.

E foi assim que em 2015 construiu um percurso em passadiço sobre o rio, permitindo desta forma ligar a malha da cidade aos moinhos de maré e de vento.

Foram feitos 3 passadiços que que ligam directamente a Rua Miguel Pais e os três moinhos de vento de Alburrica.

Este projeto recebeu uma Menção Honrosa do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP) em 2015.

Como chegar aos Moinhos de Alburrica:

(38°39’19.31″N 09° 5’1.00″W) Praia Fluvial de Alburrica – Barreiro – Setúbal – Portugal

#Moinho#MoinhoDeVento#Alburrica#PraiaFluvial#MoinhoGigante#TipologiaHolandesa#Setubal#Praia#Portugal#Portugalcomefeitos

Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

***

Artigo anterior
Próximo artigo

Popular Articles