O Mosteiro de Ferreira é um dos monumentos mais expressivos do estilo românico português. Localizado em Paços de Ferreira ele faz parte da Rota do Românico e é classificado como Monumento Nacional desde 19282.
A igreja do mosteiro apresenta influências arquitetónicas de diversas regiões, como Zamora-Compostela, Coimbra-Porto e Braga-Unhão, e possui elementos decorativos únicos, como arquivoltas perfuradas e representações de jograis nos capitéis.
Além disso, há ruínas de uma galilé funerária anexas à fachada principal, um exemplo raro em Portugal.
O Mosteiro de Ferreira tem uma história fascinante que remonta ao século X, sendo mencionado no testamento de Mumadona Dias em 959.
A igreja atual começou a ser construída em 1182, incorporando elementos da primeira igreja românica, datada entre o final do século XI e início do século XII1.
No século XIII, o mosteiro foi integrado na Ordem dos Cónegos Regrantes, mas no século XV passou para a alçada do Bispo do Porto. Este monumento é único no românico português, com uma estrutura que inclui um nártex cercado por um muro e um campanário de dois vãos.
Além disso, o mosteiro é conhecido pela sua qualidade arquitetónica e decorativa, sendo um dos mais elaborados exemplares do românico em Portugal.
MUNICÍPIO DE PAÇOS DE FERREIRA
***