A Igreja da Senhora das Candeias na muralha de Mourão – Aqui a muralha do castelo medieval é interrompida entre duas das suas torres, para dar espaço à Igreja Matriz.
O templo foi erguido por determinação régia do então príncipe-regente D. Pedro, futuro Pedro II de Portugal, datada de 20 de Fevereiro de 1681, um belo exemplar arquitectónico de estilo barroco.
Foi encarregue do projecto o engenheiro D. Diogo Pardo de Osório. Devido ao terramoto de 1755, os interiores da igreja sofreram graves estragos, sendo reconstruídos mais tarde pela Ordem de Avis.
A igreja encontra-se voltada para oriente e parte da igreja encontra-se assente nas espessas muralhas, enquadrando-se a fachada entre as antigas torres góticas do Castelo
O altar-mor, único elemento nobre do santuário é composto por retábulo de talha policromada de fustes salomónicos sem guarnição.
A veneranda imagem conhecida como Nossa Senhora das Candeias ou da Purificação, sobreviveu a três reconstruções da igreja. A imagem é esculpida em calcário policromado e guardada num oratório de vidraças de talha dourada de estilo rococó.
De acordo com uma antiga lenda local, Nossa Senhora terá aqui aparecido sob um tojal, nas cercanias do castelo. Após a primitiva ermida do castelo ter sido demolida, o actual templo foi levantado com pedras das muralhas, afirmando-se que nesta igreja, sob o altar-mor estaria esse tojo.
Informações das páginas da CM de Mourão.
(38°23’4.54″N 07°20’47.35″W) R. Frei António das Chagas – Mourão – Évora – Alentejo – Portugal
#Mourao#Evora#Alentejo#Portuigal#Igreja#CasteloMedieval#Muralhas#Gotico#Barroco#Portugalcomefeitos
Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc