O ensopado de borrego é um prato tradicional português, especialmente popular na região do Alentejo. É uma espécie de guisado de borrego (cordeiro), aromatizado com ervas frescas como hortelã, louro e coentros, acompanhado por pão que absorve os deliciosos sabores do caldo.
O ensopado de borrego ostuma ser preparado com pedaços de borrego temperados com sal, alho, vinho branco, azeite e outras especiarias. Depois, são cozidos lentamente com cebola, tomate, e às vezes cenoura, para criar um prato rico e reconfortante.
Este é um dos segredos gastronómicos na região do Alentejo
- 1 kg de carne de borrego (cortada em pedaços médios)
- 4 dentes de alho (picados)
- 2 cebolas médias (fatiadas)
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de hortelã
- 200 ml de vinho branco
- 4 tomates maduros (sem pele e picados)
- Sal e pimenta a gosto
- 1 litro de água (ou caldo de carne, se preferir)
- Pão caseiro (em fatias)
Modo de preparo:
- Temperar o borrego: Comece por temperar a carne com sal, pimenta, alho e o vinho branco. Deixe a marinar por 1 hora para realçar os sabores.
- Refogar os aromáticos: Aqueça o azeite numa panela grande e refogue as cebolas até ficarem translúcidas. Adicione os tomates, as folhas de louro e mexa bem.
- Cozinhar o borrego: Junte a carne de borrego (com a marinada) à panela. Cozinhe por alguns minutos até selar a carne.
- Adicionar líquidos e cozer: Acrescente a água (ou caldo de carne) e deixe ferver. Reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 1h30, ou até a carne estar bem macia.
- Finalizar com hortelã: Nos últimos minutos, adicione o ramo de hortelã para aromatizar. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário.
- Servir com pão: Disponha as fatias de pão numa travessa ou pratos fundos e regue com o caldo do ensopado. Acrescente a carne por cima e sirva quente.