back to top
Sexta-feira, Março 21, 2025

Novidades

Notícias Relacionadas

Os jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal no Porto são um verdadeiro tesouro verde no coração da cidade. Projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista alemão Émille David, esses jardins românticos ocupam uma área de 8 hectares.

Os jardins do Palácio de Cristal oferecem vistas panorâmicas magníficas sobre o rio Douro e a cidade do Porto, com miradouros estrategicamente posicionados. Entre os destaques estão o Jardim Émille David, a Avenida das Tílias, o bosque e as varandas sobre o Douro1.

Além disso, os jardins do Palácio de Cristal abrigam um Centro de Educação Ambiental e são conhecidos pela sua rica flora, incluindo rododendros, camélias, araucárias, ginkgos e faias.

Fonte que esteve na rua Santos Pousada, na cidade do Porto

Há também fontes, estátuas alegóricas às estações do ano e diversos jardins temáticos, como o Jardim das Plantas Aromáticas e o Jardim das Medicinais.

Capela do rei Carlos Alberto
O atual edifício conhecido popularmente por pavilhão dos desportos tem recebido várias denominações e está implantado no lugar onde existiu o Palácio de Cristal
Foto de Henrique Pousão

O antigo Palácio de Cristal

A história do Palácio de Cristal Portuense, erguido em 1865 no lugar onde hoje se encontra desde 1952 o Pavilhão Rosa Mota, apresenta uma direta ligação à Universidade do Porto, desde a Academia Politécnica, sua antecedente, até à atualidade.

Palácio de Cristal (1865-1951) foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto.

Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desporto (hoje oficialmente denominado “Super Bock Arena: Pavilhão Rosa Mota”).

A memória do Palácio de Cristal

A sua construção iniciou-se em 1861, sendo inaugurado a 18 de setembro de 1865 pelo rei Dom LUÍS DE pORTUGAL.

Concebido para acolher a grande Exposição Internacional do Porto, organizada pela então Associação Industrial Portuense (hoje denominada “Associaçáo Empresarial de Portugal).

Esta exposição Industrial, para além de contar com a visita oficial do rei D. Luís I, da rainha D. Maria Pia e do príncipe real D. Carlos. 

Em 1933, o edifício e os respectivos jardins foram adquiridos pela Câmara Municipal do Porto.

Popular Articles