O Santuário da Falperra ou de Santa Maria Madalena da Falperra é um importante edifício religioso localizado nos arredores de Braga, na fronteira entre as freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães e Santa Cristina de Longos, no município de Guimarães.
- Arquitetura: O santuário foi projetado pelo arquiteto André Soares no século XVIII e é um exemplo notável da arquitetura barroca. A fachada é rica em ornamentos e trabalhos em granito, sendo considerada uma das mais ornamentadas desde a época do manuelino.
- Interior: O interior está revestido com azulejos do século XVIII do ceramista Policarpo de Oliveira Bernardes. A igreja tem uma planta centralizada heptagonal, com uma nave e uma capela-mor rectangular rematada em semicírculo.
- História: O santuário foi classificado como Monumento Nacional em 2017 devido ao seu elevado interesse histórico, religioso, estético, técnico e material. A igreja foi construída entre 1753 e 1756.
- Acesso: O acesso tradicional dos romeiros ao santuário é feito pelas laterais, através de uma longa alameda pedonal em declive, conhecida como Avenida da Madalena.
O SANTUÁRIO DA FALPERRA