O Rio Nabão e o cisne negro em Tomar – este rio português atravessa a cidade de Tomar, no distrito de Santarém. Ele é um afluente do rio Zêzere, que por sua vez deságua no rio Tejo. O Nabão tem um percurso de aproximadamente 61,47 km e sua bacia hidrográfica abrange uma área de 1.053 km².
O rio nasce em Ansião, no lugar dos Olhos de Água, e percorre vários concelhos antes de chegar a Tomar. Ao longo do seu curso, ele passa por diversas freguesias e povoações, sendo um importante recurso hídrico para a região.
Além de sua importância histórica e econômica, o Rio Nabão é conhecido por suas paisagens naturais e atividades de lazer, como caminhadas e canoagem. No entanto, nos últimos anos, o rio tem enfrentado problemas de poluição devido a descargas industriais.
O Cisne Negro no rio Nabão
Recentemente, o Rio Nabão em Tomar recebeu três novos cisnes negros doados pela empresa Caçabrava. A proposta foi aprovada na reunião camarária e os três cisnes (duas fêmeas e um macho) foram colocados no rio e acompanhados pelo Gabinete Médico-Veterinário da Câmara Municipal de Tomar. Além disso, foi avistado um cisne negro fêmea a montante da cidade, que está aparentemente de boa saúde.
Os cisnes negros são aves aquáticas australianas pertencentes à família Anatidae, a mesma família dos patos, gansos e demais cisnes. Eles são conhecidos pela sua beleza e elegância.
NOTA – fotos 2 e 3 de Daniel Jorge