A Igreja de São Pedro de Miragaia é uma igreja histórica localizada na freguesia de Miragaia, na cidade do Porto. Esta igreja tem uma longa história e é dedicada a São Pedro, o santo pescador, refletindo as origens piscatórias da área.
A igreja atual é a mais recente de várias construções no mesmo local desde a Idade Média. Em 1453, as relíquias de São Pantaleão foram trazidas para a igreja por cristãos arménios que fugiram de Constantinopla.
A igreja foi reformada em 1672 e parcialmente demolida em 1740, com a capela-mor e o transepto sendo aproveitados na construção atual.
A fachada da igreja apresenta um portal com frontão triangular e um grande janelão gradeado. O interior é revestido de azulejos e possui altares de talha dourada, incluindo o altar de Nossa Senhora do Carmo e o altar de Santa Rita.
Miragaia e Afurada – a mesma devoção a São Pedro
As festas de São Pedro da Afurada são uma das celebrações mais reconhecidas no concelho de Vila Nova de Gaia. Estas festividades, que duram duas semanas, são uma homenagem ao padroeiro dos pescadores, São Pedro.
A Afurada, uma freguesia com uma forte tradição piscatória, celebra São Pedro com grande devoção, incluindo uma procissão de santos em tamanho real, carregados pelos pescadores, e a bênção dos barcos no Rio Douro.
Durante as festas, há muita música, animação e, claro, a tradicional sardinha assada e broa de Avintes. A festa é valorizada tanto pelos habitantes de Vila Nova de Gaia quanto pelos moradores do Porto, do outro lado do rio.