Um dos incontornáveis ex-libris da cidade do Porto, a ponte Luís I, uma das mais bonitas da Europa (título atribuído em Dezembro de 2019, pela European Best Destinations, uma organização europeia de consumidores e especialistas que promove o turismo e a cultura na Europa, com sede em Bruxelas).
A Ponte Luís I ou Luiz I, é uma ponte de estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local e foi realizada mediante o projecto dos engenheiros Théophile Seyrig e Léopold Valentin.
De construção metálica, tem um comprimento total de 385,25 m, pesa no seu conjunto 3 045 toneladas, o seu arco mede 172 m de corda e 45 m de flecha, e possui dois tabuleis transitáveis.
A ponte ficou iluminada por meio de artísticos candeeiros de gás, 24 no tabuleiro superior, 8 no inferior e 8 nos encontros.
O seu nome está envolto numa lenda, segundo a qual se afirma de que devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração, decidiu a população do Porto, em resposta ao acto desrespeitoso, retirar o “Dom” do respectivo nome parecem não corresponder à realidade, sendo assim uma lenda.
A atestar tal facto, refira-se que nas notícias nos jornais durante o período da sua construção a ponte era designada por “Ponte Luiz I”; também outras importantes construções da mesma época com os nomes de membros da família real não tinham os títulos nos seus nomes, caso da ponte ferroviária Maria Pia (e não Dona Maria Pia), dedicada à rainha, e do velódromo Maria Amélia (e não Dona Amélia), dedicado à futura rainha consorte do rei D. Carlos.
Acrescente-se ainda que apesar de o nome oficial da ponte ser “Luiz I”, conforme atestam as inscrições nas placas dos pegões-encontro sobre as entradas do tabuleiro inferior, a população do Porto sempre a chamou de “Ponte D. Luís”, salvaguardando o título do rei com quem a cidade tinha grande proximidade.
Como curiosidade, desde que foi inaugurada e até ao ano de 1944, quem passava na ponte estava sujeito ao pagamento de portagem. O valor era pago por pessoa.
Como chegar lá:
(41° 8’23.19″N 08°36’34.02″W) Porto – Região Norte – Portugal
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Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc