A Pateira de Fermentelos ou simplesmente pateira é a maior lagoa natural da Península Ibérica ocupa actualmente uma área de superfície e profundidade variáveis, de acordo com a estação do ano, que, no seu expoente máximo, atinge mais de 5 Km2, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda.
É a maior lagoa natural da Península Ibérica.
É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas, incluindo diversas espécies de aves tais como: rabilas, curtos, pica-peixes, e vários tipos de patos. Na flora podemos encontrar desde de nenúfares, canizia e bonhos. A nível piscatório existem achigã, lúcio, carpa, tainha, perca, sendo conhecida pelos seus pimpões existem também grandes quantidades de lagostins-vermelhos e variados tipos de rãs. A Pateira de Fermentelos está incluída na Rede Natura 2000.
Historicamente, a Pateira deve ser considerada como um antigo braço marinho onde desaguavam, independentemente uns dos outros, os rios Cértima, Águeda e Vouga, antes da constituição da Ria de Aveiro. Aquele braço que os aluviões dos três rios fecharam originou um só curso de água – o rio Vouga – passando a foz a situar-se muito mais a noroeste, como actualmente.
(40°34’32.91″N 8°32’10.77″W) Pateira de Fermentelos – Águeda – Aveiro – Região Centro – Portugal
#Agueda#Fermentelos#Aveiro#RegiaoCentro#Portugal#Pateira#Lagoa#Natureza@seguidores#Portugalcomefeitos
Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc