As casas típicas da Costa Nova na Avenida Marginal José Estêvão, bem conservadas e com vistosas riscas vermelho e branca ou azuis e brancas, que dão um ar bem colorido a povoação .
Entre a Ria de Aveiro e o mar fica uma península, e é aqui que se encontra a Costa Nova do Prado, ou mais vulgarmente a Costa Nova.
O antigo nome de Costa Nova do Prado julga-se dever-se a dois factos. O primeiro, “Costa Nova”, em oposição à “Costa Velha” (São Jacinto).
Em segundo lugar deve-se ao facto de neste local, ter existido um enorme e verdejante prado, teve a sua origem na abertura da barra da Ria de Aveiro, a partir do ano de 1808.
É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de desportos náuticos, já que, além da frente atlântica, dispõe também de uma frente ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro.
O ex-libris desta praia são os “palheiros” – casas de madeira com listas verticais ou horizontais intercaladas, antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, e actualmente convertidos em residências balneares, e o piso térreo de algumas transformas em belos restaurantes ou lojas.
As originais em madeira já vão sendo raras, mas é bom de ver que nas novas construções se vai mantendo a arquitectura e o encanto dos velhos “Palheiros”
Como chegar aos “Palheiros” da Costa Nova:
(40°36’45.97″N 8°45’0.15″W) Av. Marginal José Estêvão – Gafanha da Encarnação – Costa Nova – Ílhavo – Aveiro – Região Centro – Portugal
#Aveiro#Pescadores#Ilhavo#CostaNova#RegiaoCentro#Portugal#Palheiros#CasasTipicas#Riscas#Portugalcomefeitos
Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc