A Igreja do Bom Jesus da Cruz, em Barcelos, é um belo exemplo de arquitetura barroca. Foi projetada pelo arquiteto João Antunes e sua construção começou em 1705, sendo inaugurada em 1710. A igreja é conhecida pelo seu plano de cruz grega centralizada e uma cúpula que cobre o interior.
O interior é adornado com azulejos azuis e brancos que retratam cenas da Via Sacra e talha dourada da autoria do artista local Miguel Coelho. Um dos destaques é a imagem do Bom Jesus da Cruz, uma escultura em madeira quase em tamanho real, do início do século XVI.
Palco central da tradicional Festa das Cruzes (3 de maio).
A sua origem está relacionada com o aparecimento misterioso de uma cruz de terra negra no chão barrento do Campo da Feira, em dezembro de 1504.
O templo atual abriu ao culto em 1710. Edifício de cúpula e planta centrada com o espaço interior disposto em cruz grega, da autoria do arquiteto João Antunes. Destaca-se o altar-mor de talha dourada barroca e o altar do lado do Evangelho onde figura uma imagem do Senhor da Cruz adquirida, segundo a tradição, na Flandres em 1505.