Claustros do Cemitério do Convento de Cristo – Depois da extinção dos Templários em 1312, o castelo será sede da Ordem de Cristo e, sob a administração do Infante D. Henrique, vão surgir os aposentos conventuais em torno de dois claustros de expressão gótica, o claustro dito da Lavagem e o Cemitério.
O claustro gótico do cemitério foi mandado construir pelo Infante D. Henrique, entre 1426 e 1457, é caracterizado pelos seus 20 arcos em ogiva. Tem a marca de Fernão Gonçalves que trabalhou igualmente no Mosteiro da Batalha.
Os capitéis dos arcos são todos decorados com motivos vegetalistas muito semelhantes entre si, mas sem que haja uma repetição do motivo.
O nome do claustro vem do facto de aqui ser a última morada dos freires e cavaleiros da Ordem de Cristo, encontrando-se aqui o túmulo de D. Diogo da Gama, irmão de Vasco da Gama. Todo o chão está coberto de lajes sepulcrais. Esta funcionalidade do claustro perdurou nos séculos seguintes.
Como chegar ao Convento de Cristo
(39°36’13.69″N 8°25’7.21″W) Tomar – Santarém – Região Centro – Portugal
#Templarios #Cavaleiros #ClaustroDoCemiterio #Cemiterio #Tomar #Convento #Santarem #Medieval #Rei #Renascimento #Portugal #Portugalcomefeitos
Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc
ACOMPANHE — em Convento de Cristo – Tomar