A Ponte Medieval (Românica) da Panchorra, com duplo arco de volta perfeita, contradiz a fórmula frequente de pontes medievais em cavalete erguidas em lugares onde o vale é mais apertado.
Localizada numa povoação cujas primeiras referências históricas remontam a 1258 e provavelmente deve a sua construção à necessidade de providenciar o acesso seguro ao termo agrícola da povoação que se estende para lá do curso do rio Cabrum.
Situada junto a povoação da Panchorra, no extremo sudoeste do concelho de Resende, em pleno planalto da serra do Montemuro e sobre o rio Cabrum, a Ponte da Panchorra foi, durante décadas, erradamente considerada uma ponte romana. A provável existência de um itinerário romano que junto dela passava terá contribuído para esta associação.
Este é um dos Mosteiros que integra a Chamada Rota do Românico (Rota do Vale do Douro) (http://www.rotadoromanico.com/)
Como chegar à ponte de Panchorra:
(41° 0′ 50.33″ N 07° 58′ 30.27″ W) Panchorra – União das Freguesias de Ovadas e Panchorra – Resende – Viseu – Região Norte – Portugal
#Ponte#Panchorra#RioCabrum#Resende#Viseu#Romanica#RotaDoRomanico#Medieval#SerraDeMontemuro#Planalto#RegiaoNorte#Portugal#Portugalcomefeitos
Autor Texto e foto: ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc