Arco de São Jorge, a fantástica povoação da Madeira no concelho de Santana deve o seu nome à forma em arco das montanhas que a circundam. Mas também pelo facto de ter pertencido à freguesia de São Jorge, desde que esta foi criada em 1515, até 1676, ano em que o Arco de São Jorge se tornou uma freguesia autónoma.
Das seis freguesias do concelho, esta é a mais pequena em extensão, com aproximadamente 4,00 km quadrados, tem cerca de 400 residentes, segundo os censos de 2011, e segundo a história começou a ser povoada provavelmente nos fins do século XV.
Beneficia de um micro clima muito próprio que lhe confere condições singulares para a agricultura, sendo esta pequena freguesia é uma das mais férteis de todo o norte da Ilha da Madeira.
Produz todos os géneros agrícolas, com grande destaque para o cultivo de cana-de-açúcar. Apresenta Verões quentes e Invernos de alguma pluviosidade. As temperaturas médias ao longo de todo o ano, rondam os 16º C.
Tem costa no Oceano Atlântico a norte e montanhas a sul.
Um dos primeiros colonizadores da Madeira foi Pedro Gomes Galdo, que teve largas terras de sesmaria em São Jorge e Boaventura, podendo presumir que nelas estivessem incluídos os terrenos que depois constituíram a freguesia do Arco de São Jorge.
Pensa-se que a Freguesia do Arco de São Jorge foi povoada entre os fins do século XV e primeiro quartel do século XVI, pouco depois do início do povoamento do Calhau de São Jorge.
Como chegar ao Arco de São Jorge:
(32°49’57.90″N 16°54’28.02″W) Arco de São Jorge – São Jorge – Santana – Região Autónoma da Madeira – Portugal
#Paisagem#ArcoDeSaoJorge#SaoJorge#Santana#Madeira#CostaNorte#Montanha#Mar#RegiaoAutonomaDaMadeira#RAM#Madeira#Portugal#Portugalcomefeitos
Autor – Texto e Foto ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc