O Forte de São João Baptista fica situado na ilha da Berlenga Grande, sendo a construção mais significativa das Berlengas e o elemento mais icónico do arquipélago. Mandado construir sob o governo de D. João IV, a sua atual configuração data de 1651.
A planta do forte é irregular, apresentando seis faces, e revela uma solução criativa da arquitetura militar seiscentista, adaptada à morfologia particular do local onde foi erigido.
O forte possui diversos compartimentos unidos por um corredor subterrâneo, e originalmente, onze peças de artilharia apontavam para o mar. Parte da pedra utilizada na sua construção foi retirada das ruínas do antigo Mosteiro da Misericórdia, que ficava próximo.
O Forte de São João Baptista resistiu a ataques de piratas e corsários, além de ter sido destruído e posteriormente reconstruído.
Durante a Guerra Peninsular e as Guerras Liberais, também desempenhou um papel estratégico.
Hoje em dia, o forte funciona como “casa-abrigo” da Associação dos Amigos das Berlengas, oferecendo alojamento e serviços de mini-mercado e restauração123. É um local que nos permite imaginar o passado e sentir a paz e calma únicas da ilha