A coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra é o último dos mistérios meditados na Oração do Rosário. Relembra a passagem do Apocalipse de São João: “Vi uma mulher vestida de sol com uma coroa de doze estrelas e a lua debaixo dos pés”. A Mãe do Rei é a Rainha. Maria sempre foi tida pelo povo cristão como a sua Senhora e Rainha.
Uma semana após a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebra-se a festa da Virgem Santa Maria Rainha. Antes do concílio Vaticano II era a festa do Imaculado Coração de Maria. Para ela temos as Coroas da Rainha de Portugal
A Rainha de Portugal – Portugal foi sempre conhecido como a Terra de Santa Maria e isso vê-se nos inúmeros topónimos, nos mosteiros, nas catedrais dedicadas a Nossa Senhora e nos inúmeros santuários a Ela dedicados.
No norte do país, temos o Santuário do Sameiro, com a Senhora Imaculada coroada a 12 de junho. Neste dia comemoraram-se 120 anos da coroação solene da imagem de Nossa Senhora do Sameiro pelo Papa Pio IX, em Roma.
No centro, o Santuário de Fátima, com a Senhora do Rosário coroada a 13 de Maio de 1946 pelo legado papal Benedetto Aloisi Masella, com a coroa oferecida pelas mulheres portuguesas em ação de graças pela proteção de Portugal na segunda grande guerra.
No sul, o Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, coroada pelo rei Dom João IV em 1646, como Rainha de Portugal, diante das cortes nacionais.
Nossa Senhora, Maria Mãe de Deus é a Rainha do Céu e da Terra, mas de modo especial de Portugal….como dizia o cântico “enquanto houver portugueses tu serás o seu amor”. A Rainha de Portugal.
Por Sérgio Carvalho