Os salesianos e a educação no Porto – Os salesianos chegaram em finais do século XIX ao Porto, orientando as Oficinas de São José, escola profissional, mas donde foram expulsos na primeira república.
Regressaram ao Porto após o apaziguamento das relações entre a Igreja e o Estado, assumindo uma presença importante na Invicta Cidade.
Durante décadas orientaram pedagogicamente o Real Colégio de Nossa Senhora da Graça dos Meninos Órfãos (Colégio dos Órfãos) que era pertença da Câmara Municipal do Porto. Hoje este colégio é pertença da Congregação Salesiana e tem o nome de Colégio dos Salesianos do Porto.
Os salesianos e a educação no Porto
No Porto, fundaram as Edições Salesianas, hoje Salesianos Editora, o jornal Cavaleiro da Imaculada, a revista Juvenil entre outros.
A editora e as publicações seguem o carisma de Dom Bosco sobre o Apostolado da Boa Imprensa.
Durante dezenas de anos tiveram várias casas apalaçadas, doadas por benfeitores, na zona do Bonfim: Casa Imaculada Conceição, em Pinto Bessa, onde funcionava o postulantado e pré noviciado, o chalet Alinne na Avenida Camilo onde foi a sede e tipografia do Cavaleiro da Imaculada.
Atualmente a comunidade salesiana está sediada no Colégio dos Salesianos ao pé do cemitério Prado do Repouso, tem a capela de Nossa Senhora da Graça anexa ao colégio ao serviço da população; a editora e a livraria nas imediações da Avenida Rodrigues de Freitas e a a Casa Dom Bosco, em Contumil, um espaço para reflexão, convívio e trabalho.
Na igreja dos Congregados, existe um altar logo na entrada da mesma, dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco erigido pelos antigos alunos salesianos do Porto.
Os salesianos no Porto, em dia de aniversário do seu fundador
A 16 de agosto, comemora-se a data de nascimento de São João Bosco. Dom Bosco, como foi e é tratado , nasceu em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo, no norte de Itália.
Vai ser o fundador de uma grande família religiosa, a Família Salesiana, que atualmente é composta por mais de 30 ramos. Ele foi o fundador direto dos 3 primeiros ramos: Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), com Santa Maria Mazzarello fundou as Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) e os Salesianos Cooperadores.
Criou um novo método educativo, o método preventivo, baseado na Razão, Fé e Amabilidade. Nas suas obras, nos Oratórios festivos vivia-se a alegria e a santidade.
por Sérgio Carvalho