A devoção a Santa Rita, em Ermesinde, foi promovida pelos Agostinianos que no Porto e arredores, marcaram a sua presença e deixaram marcas tanto arquitectónicas como devocionais.
A família agostiniana compõe-se dos seguintes ramos:
* Agostinianos Eremitas (Ordo eremitarum Sancti Augustini, OESA); vindos das congregações de eremitas da Itália central, reunidos como frades mendicantes, no século XII. Depois, chamados Ordem de Santo Agostinho: (OSA). Por terem tido a sua sede em Portugal no Convento da Graça (Lisboa), também era conhecida por Ordem dos Gracianos.
Destacaram-se : São Nicolau Tolentino e Martinho Lutero.
* Religiosas Agostinianas, ou Ordem Segunda Agostiniana. Destacou-se, neste ramo, Santa Rita de Cássia.
* Cónegos Regulares de Santo Agostinho (Sacer et Apostolicus Ordo Canonicorum regularium Sancti Augustini, CRSA).
* Ordem dos Agostinianos Descalços, ramo surgido de uma reforma de 1592.
* Cónegas de Santo Agostinho, congregação fundada, em 1597.
O actual santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho e de Santa Rita e o colégio de Ermesinde foram fundados em 1745 pelos Eremitas de Santo Agostinho, como “Convento de Nossa Senhora do Bom Despacho e Santa Rita”.
O conjunto, Igreja e Convento, situa-se nos arredores do Porto, mais concretamente em Ermesinde, município de Valongo, na quinta denominada da “Mão Poderosa”, doada à “Real Congregação dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho” por Francisco da Silva Guimarães e sua esposa Francisca Carneiro da Silva (escritura de 6 de Julho de 1745).
É um dos santuários mais concorridos da diocese devido à devoção a Santa Rita de Cássia.
Os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho estiveram durante muito tempo no mosteiro de São Salvador de Grijó em Gaia e após o século XVI construíram e vieram habitar o Convento de Santo Agostinho da Serra do Pilar, actualmente quartel do exército e património Mundial da UNESCO.
Finalmente, a Ordem dos Agostinhos Descalços que após a expulsão dos jesuítas adquiriu a igreja e convento de São Lourenço junto à Sé do Porto.
A sua presença neste edifício durante cerca de 50 anos, finais do século XVIII e a extinção das ordens religiosas em 1834, baptizou a igreja de São Lourenço como Igreja dos Grilos porque os Agostinhos Descalços tinham a sua sede na Rua do Grilo em Lisboa e eram conhecidos como padres grilos.
Os agostinianos e a sua origem
Os agostinianos eram e são os filhos espirituais de Santo Agostinho de Hipona, da Ordem de Santo Agostinho. Este grande santo da Igreja Católica viveu nos séculos IV e V. Tendo falecido em 430 d.C.
Agostinho, bispo e insigne doutor da Igreja, que, depois de uma vida inquieta, quer intelectual quer moralmente, se converteu à fé católica e foi baptizado por Santo Ambrósio de Milão e, regressando à sua pátria, aí levou com alguns amigos uma vida ascética, consagrada a Deus e ao estudo da Escritura. Eleito depois bispo de Hipona, hoje Annaba, na Argélia, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu-lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e expôs com sabedoria a verdadeira fé.
A ele devemos obras como Confissões, a Cidade de Deus e muitas outras. Lendas como a reflexão sobre o mistério da Santíssima Trindade e o menino nas margens do mar….
Por Sérgio Carvalho
Oração a Santa Rita
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança no vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração. (Faça seu pedido). Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero.
Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia. Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém