back to top
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A devoção a Santa Rita, em Ermesinde

A devoção a Santa Rita, em Ermesinde, foi promovida pelos Agostinianos que no Porto e arredores, marcaram a sua presença e deixaram marcas tanto arquitectónicas como devocionais.

A família agostiniana compõe-se dos seguintes ramos:

* Agostinianos Eremitas (Ordo eremitarum Sancti Augustini, OESA); vindos das congregações de eremitas da Itália central, reunidos como frades mendicantes, no século XII. Depois, chamados Ordem de Santo Agostinho: (OSA). Por terem tido a sua sede em Portugal no Convento da Graça (Lisboa), também era conhecida por Ordem dos Gracianos.

Destacaram-se : São Nicolau Tolentino e Martinho Lutero.

* Religiosas Agostinianas, ou Ordem Segunda Agostiniana. Destacou-se, neste ramo, Santa Rita de Cássia.

* Cónegos Regulares de Santo Agostinho (Sacer et Apostolicus Ordo Canonicorum regularium Sancti Augustini, CRSA).

* Ordem dos Agostinianos Descalços, ramo surgido de uma reforma de 1592.

* Cónegas de Santo Agostinho, congregação fundada, em 1597.

O actual santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho e de Santa Rita e o colégio de Ermesinde foram fundados em 1745 pelos Eremitas de Santo Agostinho, como “Convento de Nossa Senhora do Bom Despacho e Santa Rita”.

O conjunto, Igreja e Convento, situa-se nos arredores do Porto, mais concretamente em Ermesinde, município de Valongo, na quinta denominada da “Mão Poderosa”, doada à “Real Congregação dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho” por Francisco da Silva Guimarães e sua esposa Francisca Carneiro da Silva (escritura de 6 de Julho de 1745).

Igreja de Santa Rita, em Ermesinde, concelho de Valongo, Portugal

É um dos santuários mais concorridos da diocese devido à devoção a Santa Rita de Cássia.

Convento de Santo Agostinho da Serra do Pilar, em Gaia, Portugal

Os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho estiveram durante muito tempo no mosteiro de São Salvador de Grijó em Gaia e após o século XVI construíram e vieram habitar o Convento de Santo Agostinho da Serra do Pilar, actualmente quartel do exército e património Mundial da UNESCO.

Finalmente, a Ordem dos Agostinhos Descalços que após a expulsão dos jesuítas adquiriu a igreja e convento de São Lourenço junto à Sé do Porto.

A sua presença neste edifício durante cerca de 50 anos, finais do século XVIII e a extinção das ordens religiosas em 1834, baptizou a igreja de São Lourenço como Igreja dos Grilos porque os Agostinhos Descalços tinham a sua sede na Rua do Grilo em Lisboa e eram conhecidos como padres grilos.

Os agostinianos e a sua origem

Os agostinianos eram e são os filhos espirituais de Santo Agostinho de Hipona, da Ordem de Santo Agostinho. Este grande santo da Igreja Católica viveu nos séculos IV e V. Tendo falecido em 430 d.C.

Agostinho, bispo e insigne doutor da Igreja, que, depois de uma vida inquieta, quer intelectual quer moralmente, se converteu à fé católica e foi baptizado por Santo Ambrósio de Milão e, regressando à sua pátria, aí levou com alguns amigos uma vida ascética, consagrada a Deus e ao estudo da Escritura. Eleito depois bispo de Hipona, hoje Annaba, na Argélia, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu-lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e expôs com sabedoria a verdadeira fé.

A ele devemos obras como Confissões, a Cidade de Deus e muitas outras. Lendas como a reflexão sobre o mistério da Santíssima Trindade e o menino nas margens do mar….

Por Sérgio Carvalho

Oração a Santa Rita

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança no vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração. (Faça seu pedido). Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero.

Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia. Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém

Popular Articles