back to top
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Prior do Crato, da religião à política militar!

D. António, mais conhecido como o Prior do Crato, foi uma figura importante na história de Portugal durante a crise de sucessão de 1580. Nascido em 1531, ele era filho natural do infante D. Luís e neto do rei D. Manuel I.

Vida e Contribuições

  • Educação e Carreira Eclesiástica: Educado para seguir carreira eclesiástica acabou por se envolver em questões de militares e políticas.
  • Pretensão ao Trono: Após a morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir e a subsequente morte do cardeal-rei D. Henrique, D. António reivindicou o trono português. E foi aclamado rei na ilha Terceira, nos Açores, mas não conseguiu consolidar o poder em Portugal continental!
  • Luta pela Independência: D. António lutou contra a união de Portugal com a Espanha sob o domínio dos Filipes. Derrotado na batalha de Alcântara em 1580 continuou a resistir e a procurar apoio internacional para restaurar a independência de Portugal.

Exílio e Morte

Após a derrota, D. António passou grande parte da sua vida em exílio, principalmente em França e Inglaterra, onde tentou angariar apoio para a sua causa. Mas faleceu em Paris em 1595.

O Prior do Crato ou D. António é lembrado como um defensor fervoroso da independência portuguesa e uma figura de resistência contra a dominação estrangeira. Lembrado em Santarém, na estátua que a foto apresenta.

Popular Articles