O Museu do Oriente em Lisboa foi criado em 2008 e pode visitá-lo na zona ribeirinha da cidade, na avenida Brasília, na doca de Alcântara. Aqui pode ver um museu multicultural que preserva o património de vários países asiáticos. Promovido pela Fundação Oriente recorda sobretudo a presença dos portugueses em Macau.
No Museu do Oriente em Lisboa pode ver a colecção Presença Portuguesa na Ásia que mostra exemplares das trocas comerciais, culturais, científicas e religiosas dos portugueses com as comunidades da Índia, Sri Lanka, China, Macai, Japão e Timor-Leste.
A colecção Kwok On mostra tradições e outras culturas populares asiáticas.
OS BIOMBOS do Museu Oriente
Dois biombos, ambos de oito folhas. Ambos com dupla ligação, à China e à Europa, em exposição no Museu do Oriente. Estas obras de arte, reflectem o saber técnico, linguagens estéticas e cultura visual do seu respectivo tempo. Entre eles o tempo da sua criação, cerca de 350 anos.
A Fundação Oriente
A Fundação Oriente foi constituída em 18 de março de 1988 pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM). Com sede em Lisboa, a fundação promove ações culturais, educativas, artísticas, científicas e filantrópicas, tanto em Portugal quanto em países orientais como Macau, China, Goa (Índia) e Timor-Leste1.
Original das fotos em: foriente