O Santuário de Fátima, altar do mundo, é um dos locais de peregrinação mais importantes dos católicos. Fica no concelho de Ourém e na hoje cidade de Fátima, na diocese de Leiria.
Tudo começou com a devoção mariana de três crianças pastoras, primas entre si, que anunciarem terem sido visitadas por Nossa Senhora quando estavam perto de um azinheira. Em dia de sol testemunharam o acontecimento que ficou matizado na frase “…era uma senhora mais brilhante que o Sol”
As crianças pastoras chamavam-se Jacinta, Francisco e Lúcia que ainda em vida testemunhou a sua fé com os Papas Paulo VI, João Paulo II.
O Papa Francisco reconheceu Lúcia por “virtudes heróicas” em junho de 2023.
O Segredo de Fátima
A devoção mariana neste santuário desenvolveu-se rapidamente dada a crença em Nossa Senhora na generalidade do povo português em 1917 e foi alimentada com a informação de que os pastores receberam da “senhora mais branca que o Sol” um segredo, sempre guardado a sete chaves.
Pormenores sobre esta informação podem ser verificados na página oficial do santuário a que pode aceder aqui
No santuário pode visitar
- a Capelinha das Aparições – centro de acolhimento e oração dos peregrinos com a recitação do terço;
- a Basílica de Nossa Senhora do Rosário;
- também a Basílica da Santíssima Trindade.
Peregrinações ao Santuário de Fátima
Todos os dias do ano ali acorrem peregrinos de todo o mundo. Contudo, as peregrinações organizadas e chamadas de internacionais acontecem aos dias 12 e 13 de cada mês entre Maio a Outubro.