A Ponte da Arrábida é uma impressionante ponte em arco sobre o Rio Douro, ligando o Porto a Vila Nova de Gaia. Foi inaugurada em 1963 e projectada por Edgar Cardoso. Na altura era a ponte com o maior arco de betão do mundo, com um vão de 270 metros!
Com um comprimento de 494 metros e largura de 26,5 liga Porto a Gaia dando sequência à Via da Cintura Interna da Cidade do Porto e foi durante décadas ligação do norte ao sul do país atravessando o rio Douro no Porto.
Edgar Cardoso
O renomado engenheiro civil português, Edgar António Mesquita Cardoso nasceu em Resende em maio de 1913 e faleceu em Lisboa a 5 de julho de 2000, deixando obra exemplar na área da engenharia de pontes e estruturas.
Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia do Porto foi pioneiro na análise experimental de estruturas e desenvolveu instrumentos de precisão para medir o comportamento estrutural.
Além do ponte da Arrábida, pode ver ainda outras obras suas como a ponte de Santa Clara em Coimbra além da reabilitação daponte D. Luís no Porto.
Foi ainda professor do IST – Instituto Superior Técnico em Lisboa tendo sido reconhecido como doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.