Ver o Mosteiro de Arnoso ou Igreja de Santa Eulália de São Salvador de Arnoso, em Famalicão – uma jóia do estilo românico no norte de Portugal.
A igreja do antigo Mosteiro de Arnoso tem uma localização que não é comum no românico português e que poderá ter sido uma das causas da redução do programa construtivo. Uma epígrafe, hoje avulsa, terá sido retirada durante as obras de restauro e parece confirmar a data de uma das fases da construção românica, ano 1124.
Ver o Mosteiro de Arnoso fundado por São Frutuoso
Este mosteiro tem uma história rica e antiga. Foi originalmente fundado no século VII por São Frutuoso, bispo de Dume e Braga, durante a época visigótica. No entanto, foi destruído pelos mouros no século XI e posteriormente reconstruído por Garcia II da Galiza.
A igreja é um belo exemplo de arquitetura românica, com uma planta longitudinal formada por uma nave e uma capela-mor coberta por abóbada cilíndrica. A fachada principal possui um portal com tímpano vazado em cruz e arquivoltas de arco redondo, decoradas com elementos geométricos e zoomórficos.