A Porciúncula do Porto, mas o que é isto? – Porciúncula (em italiano: Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assis, na fracção comunal de Santa Maria degli Angeli, atualmente contida dentro de uma basílica muito maior, a Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja.
Santa Maria degli Angeli (Santa Maria dos Anjos) é uma basílica papal, construída em estilo maneirista entre 1569 e 1679 à volta de uma pequena igreja do século IX, a Porciúncula, o local mais sagrado para os franciscanos pois foi nela que o jovem Francisco de Assis compreendeu sua vocação e renunciou o mundo para viver em pobreza entre os pobres, iniciando o movimento franciscano.O Porto também tem a sua Porciúncula franciscana: Santa Maria dos Anjos
A cidade do Porto, na Rua dos Bragas, tem a sua porciúncula na capela próxima da atual Faculdade de Direito e da Rua de Cedofeita. Trata-se da Capela de Nossa Senhora dos Anjos que pertence atualmente ao Convento Franciscano de Nossa Senhora dos Anjos.
A 2 de agosto a família franciscana celebra uma das suas suas maiores festas, mas que segundo o diretório litúrgico português, na cidade do Porto, no convento da Rua dos Bragas, é solenidade.
A Capela de Nossa Senhora dos Anjos foi construída no séc. XIX pelo P. José Pinto de Moura e inaugurada em 1899. Na época, as ordens religiosas estavam extintas e proibidas em Portugal. Mas, em 1921, ela foi entregue aos franciscanos e em 1926, no advento da ditadura militar e do Estado Novo, quando se pacificaram as relações entre a Igreja e o Estado, os frades constituíram lá uma residência e convento.
Tem várias imagens religiosas , grandes e médias, algumas das quais de um discípulo de Teixeira Lopes, José Fernandes Caldas.
Das 12 horas de 1 de agosto até às 24 horas de 2 de agosto, a Indulgência Plenária concedida à Porciúncula em todos os dias do ano estende-se a todas as igrejas paroquiais do mundo e também a todas as igrejas franciscanas, como é o caso da capela da rua dos Bragas.