A Igreja de São Leonardo, também conhecida como Igreja Paroquial de Atouguia da Baleia, é um excepcional exemplo da arquitetura religiosa que podes encontrar no concelho de Peniche, em Portugal.
Veja aqui o essencial da Igreja de São Leonardo:
- História e Estilo: Datando do século XIII, a igreja é um imponente templo gótico, manuelino e maneirista. Ela foi consagrada a São Leonardo e é considerada o mais antigo templo cristão do concelho. Segundo a tradição, a igreja terá sido construída utilizando os ossos de uma baleia que teria dado à costa naquela época.
- Características Arquitetónicas: A Igreja de São Leonardo apresenta uma planta de tipo mendicante, com três naves de desigual altura, cobertas de madeira. O seu interior exibe características de transição do românico para o gótico, como arcos quebrados pouco apontados e decoração nos capitéis cúbicos com animais afrontados. Além disso, a porta da sacristia possui um arco conopial manuelino.
- Tesouros no Interior: No seu interior, pode contemplar alguns ossos de baleia expostos, além do Túmulo de D. Álvaro Gonçalves Ataíde, o primeiro Conde de Atouguia.
- Destaca-se também um presépio atribuído à Escola de Machado de Castro do século XVII.
A Igreja de São Leonardo é um Monumento Nacional, classificado desde 1949, e faz parte da Rota das Igrejas do Concelho de Peniche.