O Convento de São Francisco localiza-se na freguesia de Santa Clara, na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal.
Foi concebido originalmente para acolher os monges franciscanos, que ocuparam o edifício até à Revolução de 1820.
O Convento de São Francisco foi fundado em inícios de Seiscentos. Ao longo da sua história, serviu de hospital e quartel, e acolheu uma importante unidade fabril têxtil. Adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra, o edifício foi recuperado e assume a sua nova vocação de Centro Cultural e de Congressos.
A data exata da chegada dos primeiros Franciscanos a Coimbra é incerta, mas sabe-se que a sua presença na cidade é anterior a 1226. De início, tratava-se de uma pequena comunidade de frades, descendentes dos fundadores da Ordem, cuja presença na cidade é associada ao episódio dos cinco Mártires de Marrocos.
Em 1247, a fundação do edifício primitivo do Convento de São Francisco supõe o crescimento da presença de Franciscanos em Coimbra. Situado junto à Ponte de Santa Clara, na margem esquerda do Mondego, o nome do antigo Convento perdurou na memória coletiva como São Francisco da Ponte.
SAIBA MAIS AQUI: coimbraconvento