A Sé Nova de Coimbra é a Concatedral da Diocese de Coimbra. Até à expulsão dos Jesuítas de Portugal em 1759, foi a igreja do Colégio do Santíssimo Nome de Jesus, um dos muitos colégios universitários de Coimbra.
Localizada no Largo da Feira, na freguesia de Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu, em Portugal, a Sé Nova é a sede da Paróquia da Sé Nova. Junto com a Sé Velha de Coimbra, constitui a sede da Diocese de Coimbra.
Pormenores históricos da Sé Nova de Coimbra:
- O Colégio das Onze Mil Virgens, vulgarmente conhecido como Sé Nova, foi fundado pelos Jesuítas em 1541. A construção do templo começou em 1598, com projeto do arquiteto oficial dos jesuítas de Portugal, Baltazar Álvares. As obras progrediram lentamente, e o culto só se iniciou em 1640, com a inauguração ocorrendo em 1698.
- Em 1759, os Jesuítas foram banidos de Portugal, e em 1772, a sede episcopal de Coimbra foi transferida da Sé Velha para a Sé Nova, devido ao maior espaço desta última1.
Características da Sé Nova de Coimbra:
- A fachada da igreja apresenta linhas simples e fortes, com quatro estátuas de santos jesuítas. A parte superior, concluída apenas no século XVIII, possui decoração barroca, contrastando com as partes inferiores em estilo maneirista.
- O interior possui uma única nave abobadada com capelas laterais e transepto com cúpula e lanternim. As capelas laterais contêm retábulos maneiristas e barrocos, incluindo a capela lateral direita, edificada pela família do DrFrancisco da Fonseca.
NB – Fotos originais in IgrejaSeNova