A Praça do Giraldo é a principal praça da cidade de Évora, situando-se no centro histórico, na freguesia de Santo Antão.
Ela tem sido testemunha de importantes momentos da história de Portugal. Por exemplo, foi o local da execução de Fernando, Duque de Bragança, em 1483, e da queima pública das vítimas da Inquisição no século XVI.
Além disso, a praça foi palco de intensos debates sobre a reforma agrária durante a década de 197012.
A sua construção iniciou-se em 1571, e a praça é conhecida por sua fonte em estilo barroco, com oito bicas representando as oito ruas principais que convergem ali. No topo da fonte, há uma coroa.
No entanto, apesar de a água ainda sair pelas bicas, é aconselhável não beber dela, pois os pombos da cidade costumam usá-la para se refrescarem nas horas de calor!
Além disso, na Praça do Giraldo, você encontrará a Igreja de Santo Antão, construída por D. Henrique, que domina um dos lados da praça e apresenta um raro frontal de mármore no altar-mor.
A praça em si foi considerada Monumento Nacional em 1910 e possui um chão de calçada portuguesa. Do lado oposto à fonte, você verá a elegante Agência do Banco de Portugal, que antigamente tinha ligações com a Inquisição.