A Arte Nova em Aveiro – Art Nouveau ou arte nova é um estilo internacional de arquitectura e artes decorativas apreciado entre 1890 e 1920, e na cidade de Aveiro pode encontrar vários edifícios dessa época.
A Arte Nova está disponível para si em Aveiro nas ruas
- Lourenço Peixinho em Estilo Arte Nova (1906–1911), actualmente Fundação João Jacinto de Magalhães,
- na Rua José Rabumba, nº 56 Casa em estilo Arte Nova,
- na Rua João Mendonça, nsº 5–7 Casa com influência Arte Nova,
- na esquina da Rua Direita com a Praça General Humberto Delgado (pontes), ex-Sapataria Miguéis ,
- Antiga Fábrica Jeronymo Pereira Campos
Arte Nova – os modernistas no fim do século XIX
A Arte Nova, também conhecida como Art Nouveau ou Jugendstil, foi um estilo artístico modernista que surgiu no final do século XIX e se estendeu até o início do século XX.
Este movimento tinha como objetivo romper com as tradições artísticas do passado, criando uma nova linguagem visual que refletisse a modernidade da época.
AVEIRO – CURIOSIDADES HISTÓRICAS:
Durante a crise dinástica de 1383-1385, deu-se em Aveiro uma escaramuça entre tropas castelhanas e cavaleiros portugueses da Ordem de Cristo.
Conta-se que 120 cavaleiros comandados por João Cabral vieram ao encontro de uma pequena expedição conjunta de tropas castelhanas contando com um total de 250 soldados. Tudo terá acontecido no que é hoje conhecida como vila do Eixo.
Ao final da manhã de 17 de outubro de 1384 deu-se a escaramuça que resultou numa vitória decisiva portuguesa.
O padre da paróquia no final do dia fez o sumário da batalha e, embora provavelmente um número exagerado, é dito que morreram 46 castelhanos e apenas 7 portugueses.
No final do dia o que restava das tropas castelhanas bateram em retirada refugiando-se junto do que é hoje Vila Formoso para mais tarde se juntarem ao exército de Juan I de Castela.