Sentido crítico com ajuda da imprensa – O Ministro da Educação francês quer que cada aluno do ensino médio beneficie de pelo menos uma disciplina de educação para os media por ano. Anúncio feito na véspera da abertura da Semana da Imprensa Escolar e da Conferência Internacional de Jornalismo em Tours, de 27 de março a 1 de abril.
Trata-se de fomentar a educação para os média e assim aumentar a consciência de todos os franceses em cinco anos.
No seu relatório Iluminismo na era digital publicado em janeiro de 2022, a comissão Bronner já recomendava a “sistematização da formação em pensamento crítico e alfabetização mediática e informacional (AMI) para todos os alunos e isso desde a escola primária até depois da escola secundária . Mas, na verdade, o ensino ainda carece de “legibilidade e continuidade na trajetória escolar dos alunos”, segundo Serge Barbet, vice-diretor do Clemi.
Garantir o sentido crítico
Verifica-se que a edição de informação por profissionais ajuda os leitores a terem a percepção real do que está a acontecer, sendo que em sentido contrário estão os cidadãos a serem inundados com “informações” não editadas nem enquadradas eticamente por profissionais com código deontológico.
A proliferação deste tipo de informação global, (hoje apelidada de “fake news”) provocou uma diminuição de interesse na informação disponível, sendo necessário dotar os leitores de sentido crítico no sentido de poderem escolher a informação que interessa e estarem dotados de informação que lhes permita descobrir a natureza da informação recebida.
Também se verifica que o sentido crítico é fonte de garantia da liberdade e da democracia. Pelo que os defensores destes valores se devem disponibilizar para que a educação na escolas seja cada vez mais eficaz.
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Sentido crítico com ajuda da imprensa