back to top
Terça-feira, Novembro 11, 2025

Novidades

Notícias Relacionadas

O Boi na estrada do Gerês

O Boi na estrada do Gerês – Ao percorrer as estradas que serpenteiam a montanha da Peneda – neste caso em plena serra da Peneda, na estrada EN202 que liga o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e Lamas de Mouro, é vulgar ver este belos animais pela estrada, ou mesmo na floresta junto a estrada, e dependendo da hora, uns a pastar, ou caso seja hora, de regresso a casa.

O mais curioso é que estes animais andam sozinhos, e não fogem…

É um fantástico encontro com a Natureza e ruralidade que felizmente ainda vai resistindo do interior do nosso “cantinho a beira-mar plantado”.
Desde a várias centenas de anos por “estas bandas” o gado bovino é utilizado em várias vertentes, como ferramenta agrícola ( m verdadeiro “trator”) quer puxando o arado, como puxando o carro de bois, dando leite e carne e não menos importante como elemento principal na produção de “estrume” que durante muitos e longos anos era o único fertilizante utilizado para ajudar à produção agrícola.

 A raça barrosã

Tenha em conta que os animais que vai encontrar são da raça barrosã – A raça Barrosã é uma raça bovina autóctone de Portugal, originária da região do Barroso, que abrange concelhos como Montalegre e Boticas. É conhecida pela sua dupla aptidão, sendo utilizada tanto para trabalho agrícola como para produção de carne de alta qualidade.

Como chegar à serra da Peneda:

(42° 0’24.65″N 8°12’26.47″W) N202 – Serra da Peneda – Lamas de Mouro – Melgaço – Parque Nacional Peneda-Gerês – Minho -Portugal.
“Quando não se tem aquilo que se gosta é necessário gostar-se daquilo que se tem.“ – Eça de Queiroz

– O Boi na estrada do Gerês

Autor ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

Atigos Populares