A Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos, também referida como Igreja Paroquial de Barcelos ou Colegiada de Barcelos, fonstruída no século XIV em estilo gótico e está no centro da cidade. E é monumento nacional de 1927.
Trata-se de um edifício do século XIV de perfil arcaico, situado estilisticamente na transição entre o românico e o gótico dado que a igreja é o resultado de uma remodelação de um edifício anterior.
A rosácea neogótica
Preste atenção à rosácea neogótica instalada durante os restauros do século XX, e à direita da igreja repare na torre sineira do século XVIII. Externamente a igreja apresenta uma série de volumes de diferentes épocas, que correspondem à sacristia e a diversas capelas dos séculos XVI, XVII e XVIII. As três capelas da cabeceira tem um aspecto exterior neogótico, resultado dos restauros do século XX. Um dos portais laterais com nicho é de feição maneirista do século XVII.
O interior é constituído por três naves, onde se destacam catorze painéis formados por diversos azulejos azuis e brancos setecentistas (século XVIII). Existiam mais painéis, mas foram retirados durante as remodelações efetuadas no início do século XX.
___________________
A Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos