back to top
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Mergulhar vestido no mar da Foz do Douro

Cerca de 400 figurantes participaram no Cortejo do Traje de Papel que, no domingo de São Bartolomeu, regressou às ruas da Foz do Douro. Trata-se de mergulhar vestido no mar da Foz do Douro com traje feito de papel.

A iniciativa constitui uma das tradições mais populares do cartaz das Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

 

Depois de dois anos de interregno devido à Covid-19, o cortejo, que homenageou a língua portuguesa, partiu do Jardim das Sobreiras (Cantareira) e percorreu o Passeio Alegre, a Rua do Coronel Raúl Peres, a Rua da Senhora da Luz e a Rua de São Bartolomeu. O corso terminou, como manda a tradição, com o “banho santo” na Praia do Ourigo, fazendo jus à lenda que reza que o ritual afasta maleitas durante todo o ano e serve para agradecer os favores pedidos a São Bartolomeu, cujo dia se celebra a 24 de agosto.

O Cortejo do Traje de Papel constituiu o “ponto alto” das várias atividades desenvolvidas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no âmbito da iniciativa “Verão é na União”, e que conta com o apoio da Câmara do Porto. Na tribuna de honra estiveram o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e o presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan, entre outros convidados.

______

Texto e fotos: porto.pt (https://www.porto.pt/pt/noticia/cortejo-de-traje-de-papel-foi-para-a-rua-com-400-figurantes?fbclid=IwAR1HKw7DkVCGp7apESA_omAtegPMZHfABd-H61sKyFoYs1I3KEtdoOY3K5o)

Popular Articles