back to top
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Pelosi em Taiwan – tensão inoportuna

“As coisas podem piorar a menos que os Estados Unidos parem de apoiar atividades destinadas a promover a ideia de “independência de Taiwan”, alertou Shao Yuqun.

____________________________________________________________________________________________________

XANGAI – A visita que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fez a Taipé foi um duro golpe na base política das relações entre a China e os Estados Unidos, Shao Yuqun, diretor de Taiwan, Hong Kong e Macau Studies do Shanghai Institutes of International Studies (SIIS), disse à TASS na terça-feira.

A visita “afetou as relações sino-americanas ao minar seriamente os princípios das relações políticas entre a China e os Estados Unidos, agravando a falta de confiança estratégica entre os dois países e aumentando a hostilidade entre as duas nações”, disse o especialista. As coisas podem piorar a menos que os Estados Unidos parem de apoiar atividades destinadas a promover a ideia de “independência de Taiwan”, alertou.

Pequim respondeu à visita de Pelosi que ela fez a Taipé nos dias 2 e 3 de agosto com sanções contra a autoridade de alto escalão dos EUA e sua família, e também suspendeu vários mecanismos intergovernamentais entre os dois países. As forças armadas da China lançaram manobras militares em larga escala com disparos de mísseis em seis áreas ao redor de Taiwan um dia após a visita de Pelosi. Os exercícios originalmente previstos para durar até 7 de agosto foram prorrogados por um período indefinido.

Os exercícios, disse Shao Yuqun, foram uma demonstração de poder militar e enviaram um aviso a todas as forças ativas na ilha que pressionam pela “independência de Taiwan”. “Isso também sinaliza aos Estados Unidos e seus aliados na região, principalmente ao Japão, que eles devem se abster de suas políticas provocativas de apoio à ‘independência de Taiwan’. Os exercícios traçaram ‘uma linha vermelha’ e enviaram um sinal político claro”, concluiu o especialista.

_____________

Info: TASS

Popular Articles