As imagens que se apresentam nas fotos correspondem às barragens do Alto Rabagão e Venda Nova, concelho de Montalegre, das mais importantes e estratégicas do Norte de Portugal, situadas em região Património Agrícola Mundial e Reserva da Biosfera e no seio de uma comunidade cujos negócios de produção / comercialização de produtos alimentares de de origem protegida, são determinantes.
Alimentam o rio Cávado de onde a companhia Águas do Cávado faz captação e tem concessão para abastecimento das redes públicas dos concelhos de Barcelos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Maia (parte norte), Vila Nova de Famalicão, Trofa e Esposende, ou seja, região Norte do Grande Porto.
Ora, o Governo Português concedeu direitos de exploração de lítio numa mina com operações a céu aberto a instalar próximo da margem da barragem do Alto Rabagão. Concedeu, digo eu, a uma empresa que nunca operou uma mina, que não tem qualquer certificação Ambiental ou de Segurança baseada em normas Internacionais e que o próprio ministro do Ambiente Matos Fernandes já referiu ter falta de profissionalismo ( Jornal i, Abril de 2021).
Parece inverosímel mas… ainda não viram tudo. Na barragem da Venda Nova, situada a jusante da do Alto Rabagão e interligada com esta ( e que também abastece o rio Cávado), o Governo Português concedeu direitos de exploração de volfrâmio (e outros elementos / minerais), a uma outra empresa que também não tem qualquer certificação Ambiental ou de Segurança do género das referidas e que poderá operar numa mina a instalar próxima da margem desta barragem, com operações a céu aberto.
Portanto, duas minas a céu aberto junto das maiores reservas de água do Norte do País que abastecem o rio Cávado.
Ou seja, a região Património Mundial do Barroso, as principais albufeiras do Norte do País, o rio Cávado, o Noroeste de Portugal e suas populações, poderão brevemente estar enquadrados neste cenário mineiro, acrescido de outros casos como as minas que poderão ocorrer em Seixoso-Vieiros ou Boticas, e que poderão ter impacto no Tâmega.
Excelente perspectiva para o Norte de Portugal e para a sua reputação como destino turístico, ambiental e atração de populações.
Por Baltazar Ribeiro