Tanto quanto me informa a Wikipédia, o último grande problema da Marinha portuguesa terá ocorrido a 7 de Setembro de 1922, há 99 anos, durante a presidência de António José de Almeida, quando se inauguraram as visitas de Estado na aceção moderna do termo e António José de Almeida foi convidado para uma visita oficial ao Brasil, no âmbito das comemorações do centenário da independência da antiga colónia portuguesa.
A viagem sofreu algumas perturbações marítimas: o vapor Porto, que era o navio mercante alemão Prinz Heinrich, aprisionado à Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e concedido a Portugal pelo Tratado de Versalhes, onde a comitiva presidencial seguia para o Rio de Janeiro, não estava ainda adaptado à sua condição de transporte de passageiros e o início da viagem foi atrasado. Logo que a comitiva se fez ao mar, uma avaria no frigorífico determinou que o vapor tivesse de aportar em Las Palmas, nas Canárias.
Só no dia 17, com um atraso de 10 dias e tendo demorado o dobro do que seria de esperar duma viagem naquele tempo, é que o Porto fundeou no Rio de Janeiro. Não há notícia de mais graves problemas na Marinha… cumpriu-se o despacho 100, do então ministro Américo Tomás, a Sagres dá regularmente voltas ao mundo.
Somos um país de marinheiros e estes são geralmente competentes, seguramente mais competentes do que os agentes da Justiça. Estamos, no que respeita à Marinha, muito melhor do que no tempo do Fernão Mendes Pinto, que foi feito escravo num ato de pirataria nas costas de Setúbal.
Hoje existem cabos do mar em toda a costa, incluindo a Comporta. Não há piratas ingleses nem mouros ao largo. Temos dois belos submarinos que proporcionaram belos negócios, o que é sempre de exaltar num regime liberal….sairam comissões do fundo do mar… Há um almirantado no Terreiro do Paço… uma Torre de Belém…
O presidente da República pode ir num vaso de guerra em viagem de soberania às Ilhas Desertas sem receio de ficar a pairar sem motor, leme ou comunicações… os apitos tocam os silvos das ordenanças. Que raio de problema existe ma Marinha? Almirantes?